Compartilhe com seus amigos:
Facebooktwittergoogle_plusmail

A origem do nome Hobbit

Não, apesar de assemelhar bastante com uma comparação entre as duas palavras em inglês “human” – humano – e “rabbit” – coelho, nada há relacionado com o que nosso professor, Tolkien, pensou durante a criação dessa palavra para designar a raça Hobbits na terra média. Segundo autores Tolkien em seu escritório, teve um lampejo quando fez a brincadeira no papel para a frase: habitante da toca, é praticamente uma piada que ficaria “holbytla” em anglo-saxão.

Tolkien em sua biografia relata que talvez uma inspiração inconsciente para denominar a palavra hobbit tenha-se originado do livro The Marvellous land of Snergs em que havia personagens de estatura baixa. Esse mesmo livro, esse pai devotado, lia para seus filhos, repetindo por diversas vezes a mesma estória, todas as noites.

Thomas Shippey, um biógrafo de Tolkien, ainda afirma que pelo menos em certa parte a palavra deriva da origem de rabbits – coelhos – por diversas característica: Serem pequenos, pés peludos e viverem em tocas. Em 1970 pesquisadores do The Oxford Dictionary continuaram a vasculhar sobre a origem desta palavra e não encontraram nenhum indício formal dessa pesquisa, creditando assim a Tolkien, como o inventor e ao primeiro a usar essa palavra na língua inglesa.

 

 

Compartilhe com seus amigos:
Facebooktwittergoogle_plusmail